quarta-feira, 8 de abril de 2009

Didática Judaica - Pessach

Hoje é o primeiro dia de Pessach, data simbólica e muito significativa para o povo de religião judaica. O grande segredo da gastronomia de pessach é que não se deve comer nem beber nada fermentado. Alguém poderia até perguntar "Mas dá pra se fazer um jantar totalmente gostoso sem fermento nenhum?" A minha resposta seria "Mas é claro que sim!".

Embora a minha família seja um pouco picareta, uma vez que bebemos vinho fermentado e não kosher - porque esse é realmente intolerável - temos à nossa mesa os pratos mais típicos desta data tão importante do calendário judaico. Seguem abaixo os nomes de alguns desses pratos, e suas respectivas explicações; para o caso de quem tiver interesse em provar, já saber suas essências.

- Matzah: Grande bolacha de água e sal, porém, sem sal. O "pão" não fermentado.
- Gefilte fish: A comida judaica com nome mais conhecido por não judeus, ao redor de São Paulo. Uma massaroca de peixe (carpa) com algumas outras coisas e um pedaço de cenourinha em cima. Servido frio. Os poloneses o fazem mais doce; os russos, mais salgado.
- Matzo balls: Bolinhas deliciosas, feitas de massa de matzah, geralmente inseridas dentro da sopa.
- Caché: Trigo sarraceno. Um grão, gostoso, melhor do que arroz integral.
- Ferfel (ou ferfale): Uma espécie de macarrãozinho delicioso, também preparado com farinha de matzah. Geralmente servido com cebolinha frita doce.
- A carne: Sempre é servida alguma carne, pode ser um frango, uma peça de filet mignon ou vitela; sempre assada ou cozida. Eu, particularmente, nunca vi servirem peixe, até porque o Gefilte fish já tomou esse lugar.
- Vegetais: É comum serem servidos alguns vegetais também, como cenourinha doce com uvas passas. Muito bom para acompanhar a carne.
- A sobremesa: Não há uma regra para sobremesas, mas a mais típica de ser servida é a compota de frutas ou a pera ao vinho. Ou seja, frutas amolecidas por caldas. Acomapnhadas por sorvete e, a essa altura do campeonato, muito sono e satisfação.

Espero que todos possam um dia ter um típico jantar, ou almoço, de pessach! No próximo post, darei a dica do melhor restaurante judaico da cidade!

3 comentários:

  1. E quando vai chamar os coleguinhas pros restos?

    ResponderExcluir
  2. O Seder de Pessach é, sem dúvida, meu jantar favorito do ano. É o que tem as melhores comidas. Ferfale, matzah, Gefilte fish - mas só o que meu primo faz...
    Matzeball soup sempre foi minha comida favorita, mesmo fora de Pessach - tipo, um julho há 15 anos, em que eu tive catapora...

    Chag Sameach, Nat!!

    ResponderExcluir
  3. me chama, kusch!!!!!! eu juro que como!!!!

    ResponderExcluir